De 28 a 30 de Maio de 2025

Wish Hotel da Bahia | Salvador – BA

II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica

Inovação, Equidade e Sustentabilidade: Novos Caminhos para a Assistência Farmacêutica no SUS

Regulamento

II Mostra Bahia de Assistência Farmacêutica no SUS + Prêmio Jornal Brasileiro de Políticas
Farmacêuticas

A Comissão Científica do II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica (COBAF.25) com apoio da Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR) e da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (SAFTEC) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) estabelece critérios para a inscrição, seleção, avaliação e premiação de resumos na II Mostra Bahia de Assistência Farmacêutica no SUS + Prêmio Jornal Brasileiro de Políticas Farmacêuticas, a ser realizada no COBAF.25, no dia 30 de maio de 2025, em Salvador/BA.

Considerando a variedade de pesquisas e relatos de experiências que esperamos receber como resumos para COBAF.25, desenvolvemos as seguintes orientações. Recomendamos a leitura cuidadosa e completa deste documento.

1. Apresentação

A Comissão Científica do II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica (COBAF.25) realizará a II Mostra Bahia de Assistência Farmacêutica no SUS + Prêmio Jornal Brasileiro de Políticas Farmacêuticas, no dia 30 de maio de 2025, em Salvador/BA.

A Mostra tem por objetivo principal fomentar a disseminação de pesquisas e experiências que contribuam para o desenvolvimento de políticas farmacêuticas sustentáveis, ampliando o acesso e promovendo o uso racional de medicamentos no SUS. Além disso, visa estimular o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos na gestão local, incentivando os farmacêuticos que procuram soluções inovadoras na Assistência Farmacêutica no SUS, fortalecendo a saúde como direito e promovendo acesso com equidade e universalidade.

Constituem objetivos específicos da Mostra:

  • Propiciar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas no âmbito da Assistência Farmacêutica no SUS;
  • Estimular, fortalecer e divulgar as ações que inovam nas soluções visando à garantia do direito ao acesso ao medicamento;
  • Dar visibilidade às práticas de promoção do uso racional de medicamentos na abrangência da gestão municipal, estadual e hospitalar da Assistência Farmacêutica segundo a realidade dos territórios;
  • Estimular a processos de trabalho da Assistência Farmacêutica desenvolvidos em parceria com outras áreas técnicas de políticas públicas da saúde e;
  • Promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização da Assistência Farmacêutica no SUS.

A Comissão Científica realizará a Mostra no dia 30 de maio de 2025, estabelecida por meio de critérios de inscrição, seleção e premiação dos trabalhos. Os trabalhos selecionados serão apresentados no formato de apresentação oral.

Para a participação dos autores e coautores dos trabalhos na Mostra serão disponibilizadas informações e orientações oportunamente, através do site do COBAF.25.

Cada inscrição no Congresso permitirá a apresentação de, no máximo, dois resumos, sendo obrigatório que o inscrito figure como autor ou coautor em cada um deles. Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente através formulário online exclusivo, disponível no site do evento.

A apresentação dos resumos deverá ser feita rigorosamente em Língua Portuguesa. O texto deve ser direto, conciso e sem erros de ortografia ou gramática, fornecendo informações cruciais e compreensíveis em todos os seus tópicos. A primeira utilização de abreviaturas e siglas deve ser acompanhada de sua forma completa. O Sistema Internacional de Unidades (SI) deve ser utilizado.

Tendo em vista que os resumos aprovados serão publicados nos Anais do Congresso pelo Jornal Brasileiro de Políticas Farmacêuticas, é indispensável uma revisão meticulosa do texto em português, a fim de evitar erros gramaticais.

Serão aceitos resumos de trabalhos científicos (originais ou revisões) e relatos de experiência, desde que se enquadrem nas áreas temáticas especificadas no item 1.3. A aceitação dos resumos dependerá da avaliação de sua relevância e caráter inovador. Resumos enviados por outros meios que não o estabelecido neste regulamento não serão considerados, assim como projetos de pesquisa, trabalhos incompletos ou pesquisas envolvendo seres humanos ou animais sem a devida indicação do número de aprovação nos respectivos comitês de ética em pesquisa.

A decisão da Comissão Avaliadora sobre a aprovação, classificação e premiação dos resumos será final, ou seja, os resumos serão aprovados ou reprovados, sem possibilidade de recurso.

Após a submissão do resumo, não será permitida a inclusão ou substituição de nomes de autores, coautores ou instituições, nem a alteração do texto.

Os autores serão integralmente responsáveis pela veracidade e originalidade do trabalho. As opiniões e conceitos expressos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas, serão de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Avaliadora.

1.1. Cronograma de Submissão

O período para submissão de resumos de trabalhos científicos e/ou relatos de experiência será de 15/04/2025 a 19/05/2025. Os resumos somente poderão ser submetidos por formulário eletrônico, pela internet, por meio do link: https://forms.gle/upg7Vjg68t2MYiKG8

É imprescindível que pelo menos um dos autores esteja inscrito no congresso, sendo permitida a submissão de até dois resumos por inscrição. As etapas de submissão, avaliação e divulgação dos resultados seguirão o cronograma abaixo:

  • 14/04/2025: Divulgação das normas para a submissão dos resumos
  • 15/04/2025: Início da submissão dos resumos
  • 16/05/2025: Data limite para a submissão dos resumos, até 23h59
  • 21/05/2025: Data limite para divulgação dos resultados da avaliação dos resumos
  • 27/05/2025: Data limite para envio do banner pelo autor
  • 21/05/2025: Data limite para divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação oral

1.2. Modalidades de Submissão

Serão aceitas submissões de resumos em duas modalidades:

1.2.1. Relatos de Pesquisas

Nesta categoria, incluem-se resultados inéditos de pesquisa científica, como estudos em humanos (observacionais, exploratórios/qualitativos, descritivos/transversais, ensaios clínicos, revisões de escopo, sistemáticas ou integrativas). Essa modalidade de apresentação tem como objetivo socializar o conhecimento produzido durante o processo da pesquisa, trazendo reflexões que possibilitem o fortalecimento do campo de Políticas Farmacêuticas.

É obrigatório fornecer o número de registro para ensaios clínicos (ex: ReBec ou ClinicalTrials.gov), revisões sistemáticas (ex: PROSPERO) e revisões de escopo (ex: OSF.io). Revisões integrativas devem incluir o checklist PRISMA for Abstracts preenchido. Resumos que não atenderem a esses requisitos serão desclassificados.

IMPORTANTE: Trabalhos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos devem seguir a Resolução no 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e legislação relacionada. Trabalhos com manejo de animais devem seguir a Lei Federal no 11.794/2008 (Lei Arouca) e legislação relacionada. Em ambos os casos, o número de aprovação no comitê de ética deve ser informado nos métodos, e o parecer de aprovação deve ser anexado. Caso contrário, o resumo não será aprovado.

1.2.2. Relatos de Experiência

O relato de experiência deve descrever uma vivência profissional relevante para a área, com justificativas, métodos e reflexões embasadas. Deve alertar sobre desafios e sugerir soluções.

Neste tipo de texto, permite-se maior liberdade para expressão pessoal, embora não se deva abandonar a objetividade científica. É crucial apresentar considerações significativas para a área de estudo, indo além da mera descrição da situação. Detalhe as motivações e metodologias por trás das ações realizadas, bem como as considerações e impressões resultantes dessa vivência.

O relato deve ser contextualizado, objetivo e teoricamente embasado, evitando narrativas emotivas ou divagações pessoais sem propósito. Para orientar a escrita, considere as seguintes perguntas:

  • Quais foram as lições aprendidas e os desafios encontrados com essa experiência?
  • O que foi mais satisfatório para você e o que foi menos satisfatório?
  • Com base na experiência descrita, quais recomendações ou possíveis caminhos você vislumbra para seguir adiante?

Sempre que dados de outras pessoas que não sejam o autor forem mencionados, é necessário indicar o número de aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa.

IMPORTANTE: Não confundir relato de experiência com relato de caso.

1.3. Áreas de Conhecimento para Submissão

Ao submeter o resumo, o participante do Congresso deverá escolher uma das seguintes áreas temáticas:

  • Assistência Farmacêutica na Atenção Primária
  • Assistência Farmacêutica na Atenção Especializada
  • Farmácia Hospitalar
  • Cuidado Farmacêutico
  • Serviços Farmacêuticos
  • Uso Racional de Medicamentos
  • Políticas Farmacêuticas
  • Gestão da Assistência Farmacêutica
  • Ensino na Assistência Farmacêutica
  • Inovação na Assistência Farmacêutica
  • Avaliação de Tecnologias em Saúde
  • Judicialização da Saúde
  • Saúde de Populações Vulneráveis
  • Outras áreas relacionadas à Assistência Farmacêutica

1.4. Direitos Autorais

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à organização do COBAF.25 o direito de publicação do resumo nos anais do congresso, sob a licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação original neste congresso.

1.5. Conflito de Interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação dos trabalhos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

1.5.1. Os autores devem declarar a existência de conflito de interesse em campo específico no formulário de submissão do resumo.

1.5.2. Os avaliadores devem informar à Comissão Avaliadora quaisquer conflitos de interesse que possam influenciar suas opiniões sobre o resumo e, quando apropriado, declarar-se não qualificados para revisá-lo.

2. Orientações para Elaboração do Resumo

2.1. O resumo deve ser redigido exclusivamente com texto, sem a inserção de parágrafos, gráficos, tabelas ou ilustrações. Resumos escritos integralmente em letras maiúsculas ou em idioma diferente do português não serão aceitos.

2.2. Os resumos devem ser elaborados conforme as seguintes orientações:

  • Título: deve identificar claramente a natureza do trabalho e ser escrito em letras maiúsculas, com até 20 palavras. Evite abreviaturas.
  • Autores: máximo de oito autores, incluindo o autor correspondente. Os nomes devem ser inseridos na ordem de autoria, sem possibilidade de alteração posterior. Apenas aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou elaboração do trabalho e que podem assumir responsabilidade pública pelo conteúdo podem ser autores. Forneça o e-mail do autor correspondente. Todas as comunicações entre a Comissão de Avaliação e o autor correspondente serão feitas através do endereço eletrônico fornecido no formulário de inscrição. Indique a titulação ou qualificação de todos os autores, bem como o ORCID de cada um. É responsabilidade do autor que submete garantir que todos os autores revisaram e aprovaram a versão final do resumo para publicação.
  • Instituição: nome completo da instituição ou órgão de pesquisa ao qual cada autor está vinculado, bem como o estado da federação onde se localiza.
  • Texto: os resumos devem ter entre 400 e 500 palavras, da “Introdução” à “Discussão e Conclusões”. Abreviaturas devem ser usadas com moderação e sempre descritas na primeira ocorrência. Resumos de trabalhos já publicados integralmente em outros locais não serão aceitos.
      • Introdução: contextualização do cenário atual, apresentação da questão central, justificativa
      • Objetivos: descreva os objetivos (declare o(s) objetivo(s) específico(s) ou hipótese, se aplicável).
      • Metodologia: indique o desenho do estudo. Para pesquisas com seres humanos, forneça informações sobre os participantes (população amostral total, recrutamento, distinção entre sexos ou populações), critérios de inclusão e
        exclusão, e a intervenção/análise (variáveis e desfechos avaliados). Para pesquisas pré-clínicas, indique a linhagem celular ou animal utilizada, população amostral, distinção entre sexos, grupos experimentais e métodos empregados. Sumarize também a análise estatística realizada. Indique os detalhes da aprovação ética (em uso de animais ou envolvendo seres humanos) e do registro do estudo (quando cabível). Utilize pelo menos 100 palavras para descrever a metodologia.
      • Resultados: descreva os resultados, dados e testes estatísticos, se apropriado. Apresente uma interpretação geral dos resultados, bem como um esboço das limitações e pontos fortes do estudo. Utilize pelo menos 100 palavras para descrever esta seção.
      • Discussão e Conclusões: apresente uma síntese dos principais resultados, a relevância e contribuição do trabalho para o campo de estudo, além das conclusões principais. Inclua implicações práticas ou teóricas e sugestões para futuras pesquisas, mantendo clareza e concisão.
      • Referências: máximo de 5 estudos (não é necessário citar no texto do resumo).
      • Palavras-chave: até 3 descritores, utilizando obrigatoriamente os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou MeSH.
      • Financiamento e Agradecimento (se houver): indique as fontes de financiamento ou auxílio de outra natureza para a pesquisa. Esta declaração garante transparência em relação aos apoios recebidos. Quando houver múltiplos auxílios ou agências de fomento, separe-os por ponto e vírgula.
      • Declaração de Conflito de Interesses: máximo de 250 caracteres, incluindo os espaços. Caso não haja, use a expressão “Declaramos não haver conflito de interesse”.

2.3. Consulte as seguintes diretrizes para relatos de pesquisas em saúde, conforme apropriado ao desenho do seu estudo:

  • Ensaios randomizados: diretrizes CONSORT para Resumos.
  • Estudos observacionais: declaração STROBE.
  • Estudos de revisão: diretrizes PRISMA para Resumos.
  • Estudos de acurácia diagnóstica ou prognósticos: diretrizes STARD.
  • Estudos de avaliação econômica: diretrizes CHEERS.Pesquisa qualitativa: diretrizes SRQR.

Para outras diretrizes, acesse https://www.equator-network.org.

3. Avaliação dos Resumos

3.1. A avaliação será realizada conforme critérios próprios, considerando os seguintes aspectos (cada item terá o mesmo peso):

  • Originalidade
  • Relevância
  • Qualidade científica
  • Contextualização/justificativa
  • Clareza dos objetivos
  • Rigor metodológico
  • Clareza dos resultados apresentados
  • Adequação da língua
  • Impacto das conclusões para a sociedade e para o avanço científico na área
  • Avaliação geral do resumo

3.2. Os resumos serão distribuídos aos avaliadores, garantindo que não analisem resumos de suas instituições, grupos de pesquisa ou colaboradores. Cada resumo será avaliado por pelo menos dois avaliadores diferentes, mantendo o anonimato dos autores e avaliadores durante todo o processo.

3.3. Os pareceres dos avaliadores serão analisados pela Comissão Avaliadora, e os resumos seguirão para publicação nos anais do evento somente após a aprovação final desta Comissão. O resumo será classificado como Aprovado ou Reprovado pela Comissão Avaliadora.

3.4. O parecer final da avaliação dos resumos será disponibilizado no site oficial do evento até a data definida no cronograma.

3.5. Os 3 (três) trabalhos mais bem avaliados serão selecionados para apresentação oral durante o Congresso. As apresentações deverão ser realizadas por apenas uma pessoa no local e hora determinado pela programação do evento.

3.6. As apresentações deverão ser preparadas em powerpoint e entregues em pen drive ao responsável técnico da sala da mídia desk antes do início da sessão e enviado por e-mail: cientifico@sbpfar.org.br, 48 horas antes da apresentação;

3.7 O tempo máximo da apresentação oral é de 15 minutos, sob pena de encerramento da fala e perda de pontos na avaliação.

IMPORTANTE: É responsabilidade do congressista verificar o resultado da avaliação que será disponibilizada no site do evento.

4. Orientações para Elaboração e Exposição do Banner

4.1. O banner deve ser elaborado e enviado em formato digital (PDF), seguindo o modelo padronizado que será disponibilizado no site do evento, dentro do prazo estabelecido no cronograma.

4.2. O banner deve ser redigido em, no máximo, uma página, no tamanho A4 (210mm x 297mm ou 2480px x 3508px). O texto deve ser redigido com a fonte “Arial”, tamanho 12, podendo ser dividido em uma ou duas colunas, no mesmo idioma utilizado no resumo.

4.3. O banner deve conter: logo padrão do Congresso (presente no modelo); logo da instituição (se houver); título, autor(es) e afiliação(ões) individual(is) conforme numeração em sobrescrito; e-mail do autor correspondente (identificado com asterisco sobrescrito); introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão; referências, agradecimentos e financiamento.

4.4. O banner pode incluir imagens, quadros, gráficos e tabelas, devidamente formatados, sem prejuízo do formato disposto no modelo padrão.

4.5. Não há restrição para a quantidade de caracteres em cada elemento textual, desde que a formatação do modelo padrão seja respeitada.

4.6. Os banners serão exibidos digitalmente durante todos os dias do evento, em equipamentos específicos sob responsabilidade da organização.

IMPORTANTE: A simples reprodução do resumo na confecção do banner não é recomendada, pois o banner deve ser autoexplicativo e conter dados, figuras, gráficos e outros elementos que facilitem a leitura e compreensão

5. Avaliação dos Banners

5.1. Os banners enviados serão avaliados digitalmente, seguindo os seguintes critérios:

  • Adequação ao modelo disponibilizado.
  • Conformidade da apresentação de gráficos, figuras, quadros e tabelas.
  • Clareza das informações e qualidade geral do trabalho.

5.2. A ordem de classificação será determinada pela soma das avaliações do resumo e do banner. Os melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral.

5.3. Os banners apresentados estarão disponíveis para visualização sem uma sessão de apresentação oral designada. Os autores poderão apresentar seus trabalhos aos interessados a qualquer momento durante o congresso, utilizando os totens digitais disponibilizados. Banners selecionados para apresentações orais em sessões específicas seguirão uma ordem de classificação pré-determinada.

6. Apresentação Oral em Sessão Específica

6.1. Os trabalhos classificados pela Comissão Avaliadora e selecionados para apresentação oral serão apresentados presencialmente por qualquer um dos seus autores aos avaliadores em data a ser divulgada.

6.2. Cada trabalho será apresentado conforme o programa divulgado nos dias do evento e afixado em local visível.

6.3. A Comissão Avaliadora entrará em contato com o autor responsável pela submissão, via e-mail, informando as instruções sobre a apresentação oral.

6.4. A ausência na apresentação oral implicará no cancelamento da candidatura do trabalho à premiação.

7. Certificados

7.1. Ao término do Congresso, o autor correspondente irá receber por e-mail o certificado do trabalho apresentado. O autor que recebeu o certificado será responsável pelo envio do certificado aos demais coautores.

7.2. Os certificados dos trabalhos selecionados para apresentação oral serão entregues após a apresentação oral.

IMPORTANTE: Não serão emitidos certificados para trabalhos que não forem expostos na seção de banners. A falta do envio do arquivo digital do banner dentro do prazo especificado implicará no cancelamento da emissão do certificado, na publicação do resumo nos anais do evento e na candidatura à premiação.

8. Publicações e Premiações dos Trabalhos

8.1 Será concedida menção honrosa a todos os trabalhos apresentados na sessão oral específica.

8.2 Para os 3 trabalhos mais bem avaliadas: material sobre a experiência no site institucional, valor de R$ 1.000,00 para o autor principal.

9. Disposições Gerais
  • Mais informações sobre a Mostra e Congresso estão disponíveis www.cobaf.org.br
  • Cada trabalho deverá se enquadrar numa única categoria.
  • Os autores declaram serem os titulares, ou terem a autorização dos titulares dos seus direitos de imagem incluídas na apresentação a ser realizada na II Mostra Bahia de Assistência Farmacêutica, assumindo inteira responsabilidade com relação ao uso das mesmas e isentando o COBAF.25 e sua Comissão Organizadora/Científica de toda e qualquer responsabilidade por quaisquer danos e/ou litígios decorrentes de tal uso.
  • Os integrantes da Comissão Organizadora e Científica do Congresso não poderão ser autores de trabalhos inscritos na Mostra.
  • Questões relacionadas à seleção das trabalhos e seus autores deverão ser resolvidas com a Comissão Científica da Mostra.
  • Os casos omissos no presente regulamento serão analisados e resolvidos pela Comissão Científica.
10. Template do Banner

Em breve.

Rolar para cima